O curso tem como objetivo oferecer subsídios para o desenvolvimento de competências de comunicação na perspectiva do cuidado humanizado em saúde, considerando uma das demandas mais desafiadoras e importantes enfrentadas pelos profissionais, a comunicação de más notícias a pacientes e familiares em situações difíceis ou inesperadas.
O papel da comunicação na vida humana. Formas de comunicação no contexto hospitalar. As funções da comunicação para as equipes e para os pacientes. Modelos saúde-doença: o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial. O significado do cuidado humanizado. Humanização em saúde. A comunicação como processo de cuidado. A qualidade da comunicação em saúde. A comunicação possibilita o protagonismo. A comunicação afetiva.
O que é má notícia? O que incluem as más notícias? Fatores que influenciam o impacto da má notícia. A comunicação da má notícia como uma situação-limite. Principais temores dos profissionais de saúde na comunicação de más notícias. O preparo dos profissionais de saúde para a comunicação de más notícias. A comunicação empática. A comunicação cuidadosa das más notícias.
A comunicação diagnóstica em oncologia. A notícia sentida como uma sentença de morte. Mecanismos defensivos na comunicação do diagnóstico. O manejo da situação de comunicação em oncologia. Fatores que interferem no impacto do diagnóstico grave. Diagnóstico oncológico: revelar ou não revelar? Quando a comunicação do diagnóstico é contraindicada? Quem deve comunicar o diagnóstico? Alguns problemas na comunicação de más notícias. Reações à comunicação do diagnóstico de câncer.
A importância do treinamento para a comunicação de más notícias. O Protocolo S.P.I.K.E.S. Como dar más notícias em oncologia: da preparação do setting a organização do tempo. Aspectos específicos da comunicação de más notícias: atenção e cuidados com a família do paciente. Profissional da saúde: a importância no cuidado dos próprios sentimentos.
Reflexão Final
Graduada em Psicologia pela FFCLRP-USP, possui mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Docente na Universidade de Araraquara (UNIARA), no Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto e na FAPSI Faculdade PSICOLOG, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação, presencial e à distância desde 2003. Psicóloga Hospitalar por 14 anos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - FMRP/USP. Supervisora de estágio na Universidade de São Paulo, Universidade de Araraquara e no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, com experiência nas áreas de Psicologia Social, Psicologia da Saúde e Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar e da saúde, aids, psicologia organizacional e do trabalho, saúde mental e trabalho, exposição ocupacional, risco biológico, profissionais da saúde e desenvolvimento profissional em saúde.
"Eu amei a didática da professora. Ela tem muita experiência e soube compartilhar o conhecimento de um jeito muito acessível. Aprendi bastante com o curso mesmo não tendo experiência na área"
"Foi muito produtivo fazer o curso, já conhecia a professora e gosto muito da forma como ela transmite o conteúdo"
"A Dra. Maria Rosa conseguiu com objetividade e competência, dentro dos princípios éticos e científicos, sanar e acrescentar muito ao meu currículo de aprendizado. Muito obrigada a vocês da FAPSI. GRATIDÃO à Dra. Maria Rosa!"
"Adorei o conteúdo, fiquei satisfeita com o curso, excelente professora! Participei deste curso porque já tive aula com ela na Faculdade e sempre ela transmite o conteúdo com muita didática"
É fácil começar, é fácil aprender, é fácil ensinar. Se você procura ampliar seus conhecimentos, conheça os cursos de cada categoria e de cada parceiro do OndeAprendo. Ou, se você tem muito a ensinar, traga seu curso para nossa plataforma, o lugar onde você ensina e todo mundo aprende, sempre.
Ensine no OndeAprendo Aprenda no OndeAprendo